Nossa Região

A região Sul de Curitiba

A região Sul de Curitiba/PR estão localizados os bairros Portão, Capão Raso, Novo Mundo, Pinheirinho, Xaxim, Boqueirão e Sitio Cercado. São os mais visados com novos empreendimentos comerciais e residenciais, a região vem sendo transformada pelo crescimento das construções em seus arredores, que agregam valor aos imóveis e à qualidade de vida dos moradores. Nesta região está localizada o Zoológico de Curitiba, e está próxima a cidade de São José dos Pinhais, localização do aeroporto internacional, onde a imobiliária também atua.
História dos bairros Xaxim e Boqueirão.
Xaxim: O povoamento em torno do antigo caminho que ligava Curitiba a São José dos Pinhais, a atual Rua Francisco Derosso, deu origem ao bairro Xaxim. A população inicial de índios e caboclos começou a diversificar-se no início do século com a chegada de sucessivos grupos de imigrantes italianos, alemães (menonitas), poloneses etc. Na divisa entre o povoado e a Fazenda Boqueirão, existia uma porteira cujo batedor era um xaxim, o que, associado ao fato de as terras serem demarcadas com valas plantadas de xaxim, determinou o nome que o bairro conserva até hoje
Boqueirão: A Fazenda Boqueirão tinha aproximadamente 1.000 alqueires e foi propriedade, por mais de um século, da família doMajor Theolindo Ferreira Ribas.
Terra fértil e muito banhado mais proximidades dos rios: Iguaçu e Belém, as terras, originalmente, foram de propriedade do Sargento-Mor Antonio José Ferreira (português que nasceu em Braga). Por questões de herança as terras passaram para o Coronel Manoel Antonio Ferreira e o Major Theolindo (Theolindo foi neto de Antonio José e filho de Manoel Antonio). Ao receber, como herança do pai em 1885, Theolindo (filho primogênito) recebeu 960 alqueires da fazenda e em 1910 vendeu a propriedade para Victor Ferreira do Amaral, que comprou em sociedade com seu filho, Homero Ferreira do Amaral e seu genro, Alexandre Harthey Gutierrez.
Em 1933 as famílias Amaral e Gutierrez criaram a Companhia Territorial Boqueirão e dividiram os 960 alqueires em 1.200 lotes urbanos e algumas dezenas de lotes coloniais e com o passar do tempo e o desenvolvimento da região o local da outrora Fazendo Boqueirão transformou-se em um dos mais importantes bairros da capital paranaense.

0